ZP09110611 - 06-11-2009
Permalink: http://www.zenit.org/article-23219?l=portuguese

Bento XVI inaugura nova sede do Instituto Paulo VI


Este domingo, durante visita pastoral a Bréscia


BRÉSCIA, sexta-feira, 6 de novembro de 2009 (ZENIT.org).- Bento XVI inaugurará neste domingo a nova sede do Instituto Paulo VI, situada junto à casa natal do Papa Montini, em Bréscia.

O centro internacional de estudos, de cultura e de diálogo em memória de Paulo VI mudou para o novo edifício, um “elegante complexo arquitetônico”, segundo um comunicado do Instituto, depois de 30 anos de trabalho no Centro Pastoral Paulo VI.

Na nova sede, encontram-se o arquivo, a biblioteca, a coleção Paulo VI de arte moderna e contemporânea, o auditório, a sala de estudo e laboratórios didáticos.

As atividades do Instituto Paulo VI começaram pouco depois da morte de João Batista Montini, em Castel Gandolfo, a 6 de agosto de 1978.

“Alguns católicos de Bréscia sentiram a necessidade de iniciar o estudo da personalidade, do magistério e do tempo em que o Papa Montini viveu e trabalhou”, acrescenta a nota.

Desta maneira, surgiu o Instituto Paulo VI, por iniciativa da Obra para a Educação Cristã de Bréscia.

Até agora, o Instituto trabalhou sob o patronato de um Comitê Promotor internacional, ao qual se aderiram personalidades do mundo eclesiástico e laical, entre elas o então cardeal Joseph Ratzinger.

Entre suas finalidades, destacam a constituição de um arquivo documental e de uma biblioteca especializada, a publicação de um “noticiário” e de uma série de livros, a organização de colóquios e jornadas internacionais de estudo sobre temas específicos, a criação de um Prêmio internacional.

Esse prêmio, intitulado Paulo VI, foi definido por João Paulo II como o “nobel católico” e se outorga a cada cinco anos a personalidades ou instituições ativas no campo da cultura de inspiração religiosa.

Durante a cerimônia de inauguração, o Papa Bento XVI também entregará o prêmio, que, em sua sexta edição, foi dedicado à coleção de texto patrísticos “Sources Chrétiennes”.

A eleição, por unanimidade do Comitê Científico e do Comitê Executivo do Instituto Paulo VI, da coleção premiada, quer “ser um reconhecimento ao compromisso das edições “Sources Chrétiennes” na redescoberta e publicação das fontes cristãs e medievais”.

Com este prêmio e com suas atividades, o Instituto tenta continuar a experiência de encontro com as culturas e com o mundo que Montini tanto amava.

Segundo o Instituto, “o diálogo, de fato, é próprio da Providência divina, que, como disse Paulo VI, estabeleceu uma relação com a humanidade através da revelação”.


© Innovative Media, Inc.

A reprodução dos serviços de Zenit requer a permissão expressa do editor.



envie a um amigo comente esta notícia
formato para impressão formato PDF
acima


zenit por email | zenit em rss | presenteie zenit | recomende zenit | apóie zenit

| condições de uso | enviar notícias e comunicados | fale conosco | página principal

© Innovative Media, Inc.