ROMA, quarta-feira, 29 de novembro de 2006 (ZENIT.org).- O irmão Mauro Johri, ministro geral dos capuchinhos, fez coincidir sua visita aos religiosos de sua Ordem na Turquia, cerca de 25 atualmente, com a viagem apostólica de Bento XVI.
O ministro geral dos capuchinhos, acompanhado do definidor geral, Peter Rodgers, seguiu rumo à Turquia na terça-feira 28 de novembro.
Este concelebrou a eucaristia junto ao Papa Bento XVI no santuário da Casa de Maria em Éfeso.
Sua visita pastoral os levará a visitar os religiosos capuchinhos que cumprem sua missão em diversos lugares da Turquia: Esmirna, Adana, Tarso, Mersin, Iskenderun, Antakya e Istambul, terminando com um encontro com todos os capuchinhos da Custódia, na manhã de 4 de dezembro.
O Papa Sisto V pediu aos capuchinhos que fossem para a Turquia em 1587. Ao longo destes séculos, capuchinhos italianos e franceses, assim como de outras partes do mundo, estiveram em diferentes lugares da Turquia: Antakia, Adana, Mersin, Tarso, Istambul, Esmirna, Iskenderun e Trabzon, entre outros.
Nesse país, informam os capuchinhos, «o ministério nunca foi fácil, mas sempre foi um ministério de amor e de sacrifício pelo bem da humanidade».
A presença do Ministro Geral nestas datas, acrescentam, «vai ser uma mensagem de solidariedade com seus irmãos capuchinhos e com todos os franciscanos e franciscanas presentes na Turquia, que são um instrumento diário de diálogo pacificador e convivência pacífica».
O irmão Mauro pediu a todos os irmãos e irmãs capuchinhos de todo o mundo que orem pelo Santo Padre e por sua visita à Turquia.
Na Turquia, os muçulmanos sunitas representam 75%, e 25% são xiitas. Em uma população total de 75 milhões de habitantes, só há cerca de 100.000 cristãos, dos quais 65.000 pertencem à Igreja Ortodoxa Armênia; 30.000 são católicos e 3.500, protestantes. Os judeus são 23.000.
ZP06112921 - 29-11-2006
Permalink: http://www.zenit.org/article-13304?l=portuguese
Ministro geral visita comunidades de capuchinhos na Turquia
O irmão Mauro Johri se encontrou com o Papa em Éfeso
© Innovative Media, Inc.
A reprodução dos serviços de Zenit requer a permissão expressa do editor.
![]() |
envie a um amigo | ![]() |
comente esta notícia |
![]() |
formato para impressão | ![]() |
formato PDF |
![]() |
acima |
















