ZP08022801 - 28-02-2008
Permalink: http://www.zenit.org/article-17716?l=portuguese

Polônia: publicada pesquisa sobre prática da Confissão


Promovida pelo jornal católico «Niedziela»


CZESTOCHOWA, quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008 (ZENIT.orgd).- «Niedziela», o jornal católico mais difundido na Polônia, publicou em sua última edição uma pesquisa sobre a prática do sacramento da confissão no país natal de Karol Wojtyla.

A pesquisa foi preparada pelo Instituto de Estatística da Igreja Católica, sob a direção do Pe. Witold Zidaniewicz, e por encargo do jornal «Niedziela».

Segundo a pesquisa, 51,7% dos católicos na Polônia praticam a confissão algumas vezes ao ano, 46,5% o fazem cada mês e só 1,7% se confessa uma vez ao ano.

Sobre a importância deste sacramento para a vida cotidiana dos católicos na Polônia, o estudo revela que, para 85,9%, a confissão leva consigo a mudança da vida espiritual; para 53,8%, esta ajuda a mudar e aprofundar as relações na família; e que para 53,6%, ajuda a perdoar.

Segundo os católicos poloneses, o papel do sacerdote no confessionário é o de: testemunha da misericórdia divina (55,7%), diretor espiritual que compreende nossa vida (47,4%), juiz que dá a penitência (9%) e médico espiritual (34,7%).

Ao apresentar a pesquisa, o redator-chefe de «Niedziela», Ireneusz Skubi, disse que a Quaresma é uma boa ocasião para refletir sobre nossa vida e sobre nossa religiosidade, sobretudo sobre a prática do sacramento do perdão.


© Innovative Media, Inc.

A reprodução dos serviços de Zenit requer a permissão expressa do editor.



envie a um amigo comente esta notícia
formato para impressão formato PDF
acima


zenit por email | zenit em rss | presenteie zenit | recomende zenit | apóie zenit

| condições de uso | enviar notícias e comunicados | fale conosco | página principal

© Innovative Media, Inc.