ZP08062606 - 26-06-2008
Permalink: http://www.zenit.org/article-18865?l=portuguese

Bento XVI alenta papel dos «delegados da palavra»


Ao receber os bispos de Honduras


CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 26 de junho de 2008 (ZENIT.org).- Bento XVI alentou o papel dos catequistas e «delegados da Palavra», batizados leigos que, com uma formação cristã particular, na América Latina evangelizam comunidades com escassez ou inclusive ausência de sacerdotes.

Dada sua importância, o Papa insistiu nesta quinta-feira, ao receber os bispos de Honduras com motivo de sua visita «ad limina apostolorum», na necessidade de que estes leigos contem com uma formação profunda e uma vida cristã intensa.

Em seu discurso em espanhol, o Papa destaca «o significativo papel que os leigos católicos hondurenhos estão assumindo nas paróquias como catequistas e delegados da Palavra».

Segundo explicou o cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa e presidente da Conferência Episcopal de Honduras, em uma entrevista concedida em Roma, uma das causas do crescimento das seitas em Honduras foi a falta de sacerdotes.

A Igreja, além de promover as vocações ao sacerdócio (que estão aumentando nos últimos anos), respondeu a este fenômeno através dos «delegados da Palavra de Deus».

Atualmente, em Honduras, país de sete milhões de habitantes, 80% católicos, há 30 mil delegados, que atuam até nas comunidades mais inacessíveis.

Em seu discurso, o Papa pediu que os bispos do país «trabalhem sem descanso para que os fiéis sejam cada vez mais conscientes de que, em virtude de seu batismo e confirmação, estão chamados a viver a plenitude da caridade, participando da missão salvífica da Igreja».

«Eles, mediante o testemunho de sua vida cristã, podem levar a todos os setores da sociedade a luz da mensagem de Cristo, atraindo à comunidade eclesial aqueles cuja fé enfraqueceu ou se encontram afastados dela».

«Os fiéis leigos precisam, portanto, intensificar sua relação com Deus e adquirir uma sólida formação, especialmente no que se refere à Doutrina Social da Igreja. Desta maneira, como fermento no meio da massa, poderão cumprir sua missão de transformar a sociedade segundo o querer de Deus», concluiu o Papa.


© Innovative Media, Inc.

A reprodução dos serviços de Zenit requer a permissão expressa do editor.



envie a um amigo comente esta notícia
formato para impressão formato PDF
acima


zenit por email | zenit em rss | presenteie zenit | recomende zenit | apóie zenit

| condições de uso | enviar notícias e comunicados | fale conosco | página principal

© Innovative Media, Inc.