ZP09031007 - 10-03-2009
Permalink: http://www.zenit.org/article-21025?l=portuguese

Bispos irlandeses condenam «totalmente» novo atentado do IRA


Prelados católicos e protestantes emitem uma condenação conjunta


Por Inma Álvarez

DUBLIN, terça-feira, 10 de março de 2009 (ZENIT.org).- Os bispos da Irlanda expressaram ontem em um comunicado sua condenação «nos termos mais fortes possíveis» do atentado cometido no sábado passado à noite nas barracas do exército inglês de Massereene (Antrim, Irlanda do Norte), que custou a vida de dois soldados britânicos. 

A nota de condenação foi divulgada ao começar a assembléia geral de primavera da Conferência Episcopal Irlandesa. 

Os bispos asseguraram suas orações pelos dois soldados assassinados e por suas famílias, assim como pelos feridos neste atentado. 

Trata-se, afirmam em sua nota, «de um ataque direto e atroz contra a santidade da vida humana e contra os esforços por construir um caminho de acordo político na Irlanda do Norte». 

«O povo da Irlanda rejeita o uso da violência como meio para conseguir fins políticos. Os que propõem outras vias fazem nosso futuro naufragar e destroem a esperança», acrescentam. 

Os bispos fazem um pedido a todos os irlandeses «para que redobrem seus esforços por construir uma sociedade pacífica que busque a justiça e a reconciliação através do diálogo paciente no processo político», e pedem especialmente a quem tenha informação sobre os atacantes, que a remeta «à polícia». 

Por outro lado, os máximos representantes das confissões cristãs presentes no país – a católica, a metodista, a presbiteriana e a anglicana – divulgaram hoje um comunicado conjunto de condenação. 

O texto está assinado pelo cardeal Sean Brady (da Igreja Católica), o arcebispo Alan Harper (da Igreja Anglicana) e pelos reverendos Aian Ferguson (dos Metodistas) e Donald Patton (dos Presbiterianos). 

Estes consideram que se trata de um ataque «contra toda a comunidade», que «nos leva de volta a acontecimentos que críamos ter deixado no passado», assim como «uma perigosa tentativa de desestabilizar o processo de paz que não se deve permitir que tenha êxito». 

Os líderes cristãos se unem na oração pelas famílias dos assassinados e animam suas respectivas comunidades a que condenem este ataque e «afirmem a crença em um futuro de reconciliação».


© Innovative Media, Inc.

A reprodução dos serviços de Zenit requer a permissão expressa do editor.



envie a um amigo comente esta notícia
formato para impressão formato PDF
acima


zenit por email | zenit em rss | presenteie zenit | recomende zenit | apóie zenit

| condições de uso | enviar notícias e comunicados | fale conosco | página principal

© Innovative Media, Inc.