ZP09101606 - 16-10-2009
Permalink: http://www.zenit.org/article-23013?l=portuguese

Importante adesão internacional à manifestação contra aborto em Madri


Mais de 60 associações, de 23 países, se unem ao protesto


Por Nieves San Martín

MADRI, sexta-feira, 16 de outubro de 2009 (ZENIT.org).- Organizações em defesa da vida, da América Latina e do mundo inteiro - mais de 60, de 23 países - mostraram sua adesão à manifestação que será realizada neste sábado, 17 de outubro, em Madri (Espanha), e algumas organizaram protestos paralelos.

Na Colômbia, Red Futuro Colombia e Red Antoquía Pro-Vida convocaram os cidadãos a concentrar-se neste sábado na Grande Marcha pela Vida, pela Mulher e pela Família, em solidariedade com a de Madri, no Parque Explora de Medelhim. Os manifestantes contam com uma página web para fomentar a participação.

O ator mexicano Eduardo Verástegui se uniu aos organizadores da marcha de Medelhim, com um vídeo de apoio ao protesto, que pode ser visto no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=cG4HrZ8wa-c.

Os organizadores da marcha preveem manifestar-se também contra a chamada "Clínica da Mulher", um projeto pró-aborto que a prefeitura pretende construir com 8 milhões de dólares.

Os membros de Red Futuro Colombia e Red Antoquía Pro-Vida apresentaram também o "Manifesto de Medelhim", que pode ser lido em http://www.marchemosporlavida.org/2009/10/manifiesto.html.

No Chile, no dia 17 de outubro será realizada uma manifestação na frente da embaixada da Espanha de Santiago do Chile. Os manifestantes entregarão uma carta à embaixada, em solidariedade com a marcha que estará sendo realizada em Madri. O site oficial criado no Chile é www.derechoavivir.cl.

Diversas organizações de apoio à família, à vida e à mulher da Costa Rica se reuniram na frente da embaixada da Espanha no país hoje para mostrar sua adesão à manifestação de Madri e defender "o direito de viver e de ser mãe".

Os manifestantes recordaram que "toda lei do aborto é uma terrível hipocrisia contra as mulheres, além de uma atroz injustiça com as crianças que desprotege".

Por sua parte, Benigno Blanco, presidente do Fórum Espanhol da Família, manifestou sua satisfação pela adesão de mais de 60 associações internacionais, além de outras 44 associações espanholas, além das convocantes.

Com o slogan "Cada vida importa", 4 continentes, 23 nacionalidades e 61 associações do mundo inteiro se envolveram a favor da vida e da mulher. África, Ásia, América e Europa são os continentes de procedência das associações.

Do continente africano, uniram-se associações da Costa do Marfim e da República Democrática do Congo.

Da América, chegaram adesões da Argentina (6), Canadá (2), Chile (2), Colômbia (1), Equador (4), Estados Unidos (13) - o país que mais adesões enviou até agora -, México (2), Peru (2), Trindade (1) e Uruguai (1).

A Ásia também contribuiu na defesa da vida: da Índia chegaram 2 adesões.

Por sua parte, a Europa enviou adesões da Alemanha (3), França (2), Holanda (1), Irlanda (1), Itália (1), Luxemburgo (1), Polônia (3), Romênia (8) e Suécia (1).

Além disso, 44 associações espanholas de caráter civil enviaram seu apoio e adesão ao evento do dia 17 de outubro em Madri, unindo-se, assim, às 44 associações da convocação da manifestação.


© Innovative Media, Inc.

A reprodução dos serviços de Zenit requer a permissão expressa do editor.



envie a um amigo comente esta notícia
formato para impressão formato PDF
acima


zenit por email | zenit em rss | presenteie zenit | recomende zenit | apóie zenit

| condições de uso | enviar notícias e comunicados | fale conosco | página principal

© Innovative Media, Inc.