ZP09101904 - 19-10-2009
Permalink: http://www.zenit.org/article-23032?l=portuguese

Reino Unido despede-se das relíquias de Santa Teresinha


LONDRES, segunda-feira, 19 de outubro de 2009 (ZENIT.org).- Cerca de trezentos mil peregrinos visitaram as relíquias de Santa Teresinha de Lisieux durante sua viagem de 28 dias pela Inglaterra e Gales, que finalizou na sexta-feira passada.

Estes dias foram um “tempo de conversão”, que incluiu “maravilhosas expressões de fé e de amor”, assinalou o arcebispo de Westminster, Dom Vincent Nichols, em uma Missa de despedida celebrada na quinta-feira na catedral de Westminster. 

“Esta efusão de fé desconcertou muita gente”, disse, e “os comentaristas seculares não foram capazes de dar-lhe sentido”. 

“Muita gente” encontrou “alento, perseverança e esperança através do exemplo e das orações à mais notável das jovens mulheres”, afirmou o arcebispo.

Para muitas pessoas, acrescentou o prelado, estes dias “foram um tempo de voltar a apreciar o valor das relíquias como antiga expressão de nossa fé na presença transformadora de Deus em meio a nossas faltas humanas”. 

O arcebispo perguntou: “para onde vamos daqui? O que aprendemos de Teresa para nossa missão de hoje?”. 

“Em nossos esforços missionários precisamos ser claros e razoáveis em tudo que dizemos e fazemos”, respondeu. 

E acrescentou: “Precisamos entender cuidadosamente as circunstâncias de nossos dias e estar bem inteirados dos assuntos contemporâneos”. 

O amor, chave da missão

O arcebispo Nichols destacou que para Santa Teresa a chave da missão era o amor. E citou algumas palavras da patrona das missões: 

“Finalmente entendi que o amor compreende todas as vocações, que o amor era tudo, que envolve todos os tempos e todos os lugares (...), em uma palavra, que é Eterno”, disse a santa.

E também: “Minha vocação é o amor (...). Sim, encontrei meu lugar na Igreja (...). No coração da Igreja, minha Mãe, eu serei o amor”.

O prelado afirmou que estas palavras foram escritas pela santa cinco meses antes de sua morte, “em um momento de dor angustiosa e de sofrimento”.

O arcebispo destacou a relevância destas palavras quando “como sociedade lutamos por entender e responder a experiência da enfermidade terminal e da proximidade da morte”.

Esses momentos, destacou, parecem “inúteis” para algumas pessoas que “buscam o direito a exercer a única solução que existe dentro de seu próprio poder: a de matar a si mesmo e dar a outros a liberdade de auxiliá-los para fazê-lo”.

Dor e inutilidade

O arcebispo Nichols afirmou que a santa “viveu esses mesmos momentos”, também experimentando “pensamentos suicidas de acabar com o sofrimento, e uma sensação de inutilidade”.

E continuou: “ela advertiu à irmã que lhe cuidava que quando tivesse pacientes que fossem “presos de violentas dores”, não devia “deixar-lhes nenhum medicamento que fosse venenoso”.

E ela acrescentou: “te asseguro que só se precisa um segundo quando se sofre intensamente para perder a razão; então, envenena-se facilmente”.

O prelado afirmou que apesar desta tensão, Santa Teresa “argumenta, como nós o fazemos hoje, que a razão, no contexto de nossas relações, deve reconhecer a vida com um dom e não como uma posse individual, e, ao mesmo tempo, abraçar a morte quando chegar”.

O arcebispo destacou que “vivemos em um tempo no qual a afetividade e o amor a si mesmo parecem ser comercializados e as relações humanas sujeitas a cálculos de perdas e lucros, e usadas em consequência”.

A santa nos convida a colocar em prática o “amor em toda relação humana” e a levar a cabo esta missão “em toda ação, em todo momento”, assinalou o arcebispo. 

Para que esta missão dê frutos, afirmou o prelado, devemos viver perto de Deus, “devemos habitar n'Ele, permanecer como parte d'Ele, ser com Ele uma só vinha”. 

Na sexta-feira, as relíquias da santa partiram da Inglaterra de volta a Lisieux, através do túnel do Canal da Mancha, caminho pelo qual chegaram ao Reino Unido em meados de setembro passado.


© Innovative Media, Inc.

A reprodução dos serviços de Zenit requer a permissão expressa do editor.



envie a um amigo comente esta notícia
formato para impressão formato PDF
acima


zenit por email | zenit em rss | presenteie zenit | recomende zenit | apóie zenit

| condições de uso | enviar notícias e comunicados | fale conosco | página principal

© Innovative Media, Inc.