ZP04022611 - 26-02-2004
Permalink: http://www.zenit.org/article-3269?l=portuguese

Episcopado argentino protesta contra a expulsão de Terciários Capuchinhos


Na diocese de San Luis, por iniciativa do governo provincial


BUENOS AIRES, quinta-feira, 26 de fevereiro de 2004 (ZENIT.org).- O episcopado argentino apoiou publicamente o bispo de San Luis em seu manifesto de oposição à expulsão dos religiosos Terciários Capuchinhos (Amigonianos) --que há vinte anos dirigiam nessa diocese um centro de atenção a adolescentes e jovens imersos no delito e na violência--, pelo governo provincial.

A Comissão Executiva da Conferência Episcopal Argentina divulgou esta quarta-feira uma carta na qual expressa seu apoio a Dom Jorge Luis Lona ante os acontecimentos que estão se desenvolvendo nessa província após a intervenção do governo provincial da Colônia Hogar.

«Queremos expressar-te nosso afeto e nosso apoio nestes momentos difíceis e estender esta mensagem a todos os fiéis da Igreja em San Luis que padeceram difamações e atropelos, surpreendentes em um marco democrático de convivência», afirmam os bispos argentinos a Dom Lona.

O prelado de San Luis emitiu em 7 de fevereiro passado um comunicado no qual questionava que o governo provincial rescindira, em 5 de fevereiro, de forma «inteiramente abrupta» o convênio entre a Província e os Amigonianos.

Três processos de leigos exigiram até agora o desagravo dos religiosos e a restituição dos acordos.

Os bispos assinalam na carta que «neste tempo no qual a Argentina intenta reconstruir a solidez das instituições fundamentais, é imprescindível que governantes e cidadãos se ajustem ao império da lei, respeitem as decisões da Justiça e superem personalismos exagerados ou perspectivas ideológicas alheias à democracia e ao espírito republicano».

Recordam, desta forma, que «a convivência pacífica e fraterna só será possível com uma ajuda que assegure as liberdades individuais entre as quais tem um lugar principal o direito à liberdade religiosa garantido pela Constituição Nacional».


© Innovative Media, Inc.

A reprodução dos serviços de Zenit requer a permissão expressa do editor.



envie a um amigo comente esta notícia
formato para impressão formato PDF
acima


zenit por email | zenit em rss | presenteie zenit | recomende zenit | apóie zenit

| condições de uso | enviar notícias e comunicados | fale conosco | página principal

© Innovative Media, Inc.