DUCHAMBE, quarta-feira, 17 de março de 2004 (ZENIT.org).- Dois sacerdotes argentinos do Instituto do Verbo Encarnado acabam de chegar ao Tadjiquistão para promover o crescimento espiritual, e também em número, da comunidade católica desta república.
Os dois missionários, Ezequiel Ayala e Pedro López, que foram ordenados sacerdotes em setembro de 2003, há anos vinham se preparando para a missão. Agora, ainda que o Tadjiquistão seja praticamente desconhecido para eles, tanto pela língua como pela cultura, começa um processo de adaptação para ambos sacerdotes.
Atualmente, a liturgia se celebra em russo, e a maioria dos católicos fala esta língua, ainda que a oficial do país é a tadjique, que é também a que fala a maioria da população. Portanto o trabalho mais imediato será estudar o idioma, segundo informa a agência católica argentina AICA.
A Missão «Sui Iuris», foi erigida em 29 de setembro de 1997 por João Paulo II que, esse mesmo dia, encomendou a missão ao sacerdote argentino Carlos Ávila, do Instituto do Verbo Encarnado.
Há três paróquias e um centro missionário na cidade de Yovon. Trabalham atualmente cinco sacerdotes (contando os dois novos), todos argentinos pertencentes ao Instituto do Verbo Encarnado.
Há também uma comunidade de religiosas Filhas da Caridade, instituto fundado por Madre Teresa de Calcutá.
Dos mais de 6.800.000 habitantes do Tadjiquistão, 85% são muçulmanos sunitas; 5% muçulmanos xiitas; 1,5% ortodoxo russo; 0,1% judeu; e 7% outros cultos, incluindo ateus. Só 250 cidadãos são católicos.
ZP04031707 - 17-03-2004
Permalink: http://www.zenit.org/article-3471?l=portuguese
Sacerdotes argentinos põem as bases da Igreja no Tadjiquistão
© Innovative Media, Inc.
A reprodução dos serviços de Zenit requer a permissão expressa do editor.
![]() |
envie a um amigo | ![]() |
comente esta notícia |
![]() |
formato para impressão | ![]() |
formato PDF |
![]() |
acima |
















