ZP04081808 - 18-08-2004
Permalink: http://www.zenit.org/article-4932?l=portuguese

Bispos do Uruguai: Assessoramento médico não pode facilitar aborto


MONTEVIDÉU, quarta-feira, 18 de agosto de 2004 (ZENIT.org).- A Conferência Episcopal do Uruguai publicou um comunicado para confirmar que o assessoramento médico não pode ter por objetivo facilitar o aborto.

O documento do Conselho Pontifício Permanente do episcopado acontece depois que o Sindicato Médico do Uruguai manteve conversações com uma representação dos prelados para entregar o texto de «Iniciativas de saúde contra o aborto em condições de risco».

«Em relação a suas inquietudes e propostas existem acordos e discrepâncias», afirmam os prelados no texto, publicado esta terça-feira.

«Consideramos positivo o assessoramento a toda mulher que se encontra na situação de uma gravidez não desejada a respeito de todas as alternativas que existem em nosso país para evitar o aborto (como facilitar o caminho da adoção e os apoios sociais apropriados) e o advertir sobre os riscos de um aborto para a saúde da mãe», afirma o documento.

«Não podemos estar de acordo, contudo, em que este assessoramento possa facilitar o aborto», declaram os prelados.

«Quanto à prática proposta estes dias pelo Ministério da Saúde Pública, parece-nos positivo ampliar o assessoramento do médico com a contribuição de outros profissionais», afirma o comunicado.

«Confiamos em que os médicos estarão sempre a favor da vida e que os funcionários públicos, atuando com sentido ético, irão amparar os direitos da criança por nascer e respeitarão a legislação vigente», concluem os bispos.


© Innovative Media, Inc.

A reprodução dos serviços de Zenit requer a permissão expressa do editor.



envie a um amigo comente esta notícia
formato para impressão formato PDF
acima


zenit por email | zenit em rss | presenteie zenit | recomende zenit | apóie zenit

| condições de uso | enviar notícias e comunicados | fale conosco | página principal

© Innovative Media, Inc.