ZP05050503 - 05-05-2005
Permalink: http://www.zenit.org/article-7472?l=portuguese

Cáritas prepara-se para enfrentar a temporada de chuvas de Darfur


Amplia seu programa de ajuda ao Chade


ROMA, quinta-feira, 5 de maio de 2005 (ZENIT.org).- As equipes de Cáritas estão aplicando há semanas um plano intensivo de prevenção para garantir uma resposta adequada às necessidades dos milhares de desabrigados sudaneses da região de Darfur ante a próxima estação de chuvas.

O trabalho acontece em colaboração com Action by Churches Together (ACT), organização com a qual trabalha em Darfur há um ano.

As prioridades centram-se em acondicionar os centros comunitários de Cáritas/ACT nos distintos campos de desabrigados --que funcionam por sua vez como clínicas, escolas, pontos de distribuição de alimentos ou espaços de reunião-- para que resistam ao rigor das chuvas.

Estão-se preparando também armazéns devidamente impermeabilizados para as reservas alimentares e o material médico para os próximos três meses, nos quais, como conseqüência das chuvas, as vias terrestres de acesso aos diferentes campos ficarão impraticáveis.

«Todas nossas instalações no Oeste e Sul de Darfur estão sendo preparadas para as fortes chuvas que se avizinham», indicou Brian Martin, chefe de programas do consórcio Cáritas/ACT nessa região sudanesa, em um comunicado.

«Estamos reforçando com material impermeável todos os telhados dos centros de distribuição de alimentos e comprovando a drenagem dos terrenos para evitar que o solo inunde quando começarem as chuvas», acrescenta.

Dado que os aspectos logísticos podem converter-se em um pesadelo durante a época de chuva, o pessoal de ACT/Cáritas está distribuindo reservas de material de ajuda em diferentes lugares próximos aos campos de desabrigados.

Também, nos campos onde está presente o consórcio ACT/Cáritas, distribuíram-se aos desabrigados centenas de toneladas de peças de plástico para que possam reforçar a impermeabilização de seus albergues temporários quando começarem as precipitações.

A temporada de chuva é também o momento da semente. Por este motivo, Cáritas/Act está repartindo material de lavoura aos desabrigados para que possam plantar suas próprias lavouras.

Na primeira fase da ajuda de emergência que se está prestando na região de Darfur, o Consórcio Act/Cáritas ofereceu assistência de urgência a 500.000 refugiados, 7% da população desabrigada na zona, por um valor de 14 milhões de euros.

Distribuiu-se material para a construção de refúgios temporários e materiais domésticos para 75.000 famílias, além de pôr em andamento um programa de construção de latrinas e de abastecimento de água potável, com a instalação de um ponto de distribuição para cada 250 pessoas e a construção de 10 poços.

Também se está desenvolvendo um programa educativo e sanitário, em estreita coordenação com as intervenções desenvolvidas por outras organizações, nestes mesmos aspectos.

Cáritas/ACT está a ponto de iniciar uma segunda fase de ajuda humanitária para os refugiados que se encontram no Chade, onde, além de manter durante os próximos seis meses a ajuda humanitária nos campos, pretende-se também dar resposta às dificuldades da população local, que viu como seus meios de subsistência se viram seriamente ameaçados por causa da chegada de mais de 130.000 refugiados com seu gado.

«A população local foi muito solidária com os refugiados, a quem forneceu comida e roupa, e cedeu terrenos para o pasto de seu gado», explica Cáritas.

Pouco a pouco, contudo, as condições ambientais das zonas mais próximas aos campos se foram deteriorando, pelo que Cáritas/ACT vai dar prioridade à colocação em andamento de planos de apoio à agricultura e à pecuária dos residentes, assim como aos programas de ajuda alimentar para os grupos de população mais vulneráveis, como é o caso das mulheres grávidas e das crianças.


© Innovative Media, Inc.

A reprodução dos serviços de Zenit requer a permissão expressa do editor.



envie a um amigo comente esta notícia
formato para impressão formato PDF
acima


zenit por email | zenit em rss | presenteie zenit | recomende zenit | apóie zenit

| condições de uso | enviar notícias e comunicados | fale conosco | página principal

© Innovative Media, Inc.