MADRI, terça-feira, 24 de maio de 2005 (ZENIT.org).- O Movimento Júnior da Ação Católica na Espanha pede que a Primeira Comunhão que numerosas crianças celebram neste período seja vivida «como um momento crucial de uma pastoral que deve ter continuidade», e recorda que «a coerência cristã exige uma celebração alegre mas austera».
Assim se expressa o movimento --ocupado na evangelização da infância-- em um comunicado enviado a Zenit no qual reflete sobre o momento em que as crianças «dizem pela primeira vez sim a Jesus participando da comunhão que nos faz ser um com a Comunidade».
Mas a primeira Eucaristia não significa um final, mas --assinala o texto-- «deve marcar-se em um processo pastoral contínuo que possibilite o amadurecimento progressivo da pessoa».
«Enlaça, por uma parte, com o Batismo pelo que fomos incorporados à Igreja e, por outra, com a futura Confirmação, que nos afirma como cristãos adultos para proclamar nossa adesão livre e responsável à fé em Jesus Cristo, no seio da comunidade eclesial», explica.
«Por isso, consideramos muito importante que o processo catequético e formativo vivido pelas crianças tenha continuidade pastoral --reconhece o Movimento Junior de AC--, favorecendo o desenvolvimento de uma tarefa que não finaliza, mas que deve enlaçar com novas etapas que exigem esforço e criatividade pastoral para que as pessoas continuem seu crescimento».
Isso «supõe um desafio» --aponta-- «para as famílias que assumem a responsabilidade de educar seus filhos na fé cristã e de converter seus lares em um espaço catequético e evangelizador contínuo».
Mas também «exige da Igreja, através da comunidade paroquial e de diversas realidades pastorais, especialmente as que trabalham com a infância, uma vontade de continuar com esse trabalho educativo e evangelizador».
Supõe igualmente --diz o movimento-- «para todos os cristãos em geral, um compromisso sério na transmissão de valores como única forma vivificar as convicções que nos caracterizam como cristãos».
Por sua parte, «as crianças devem descobrir que o sacramento da Eucaristia não é um momento pontual, mas um rito em um percurso que nos conduz a uma fé mais plena».
O movimento recorda à comunidade eclesial e à sociedade que estamos ante um «ato de profundo significado religioso mais além de outras implicações que possa trazer consigo».
«Sem negar o caráter festivo da primeira Eucaristia, manifestamos que a coerência cristã exige uma celebração alegre --por si mesma “expressão da fé de toda a comunidade”-- mas austera, uma festa onde o autêntico presente é a presença de Jesus Cristo que nos faz homens e mulheres novos para além de qualquer adorno tão freqüente em uma sociedade altamente consumista, onde outras crianças não têm o mais básico para viver», adverte.
Considera que «nossa forma de viver a primeira Eucaristia é um modo de testemunhar o sentido que a celebração tem, denunciando qualquer intento mercantilista de certos setores sociais que buscam a oportunidade de fazer negócio e no qual, incoerentemente, tantas vezes participamos».
«Só desde uma proposta coerente podemos ser fiéis a Jesus Cristo e prestar nosso testemunho a uma sociedade que segue necessitando da presença de pessoas dispostas a fazer de sua vida um serviço», conclui o Movimento Júnior de AC.
ZP05052407 - 24-05-2005
Permalink: http://www.zenit.org/article-7686?l=portuguese
Ação Católica propõe austeridade na Primeira Comunhão e continuidade formativa
© Innovative Media, Inc.
A reprodução dos serviços de Zenit requer a permissão expressa do editor.
![]() |
envie a um amigo | ![]() |
comente esta notícia |
![]() |
formato para impressão | ![]() |
formato PDF |
![]() |
acima |
















