ZP05101708 - 17-10-2005
Permalink: http://www.zenit.org/article-9107?l=portuguese

Papa pede que Igreja seja instrumento de reconciliação em Etiópia e Eritréia


Ao visitar o Colégio Pontifício Etíope no Vaticano


CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 17 de outubro de 2005 (ZENIT.org).- Bento XVI lançou esta segunda-feira um chamado à Igreja católica em Etiópia e Eritréia, países da África que sofrem com a pobreza e as rivalidades étnicas.

As palavras do Papa, pronunciadas em inglês, ressoaram no Colégio Pontifício Etíope, o único centro de formação para seminaristas e sacerdotes que se encontra dentro do Vaticano.

A visita do Santo Padre ao Colégio celebra seus 75 anos de fundação, assim como a conclusão da visita «ad limina» dos bispos de Eritréia e Etiópia.

Eritréia (país de quatro milhões e meio de habitantes) conquistou independência da Etiópia (mais de 73 milhões de habitantes) com um referendo celebrado em 1993, depois de trinta anos de guerra. Como sinal de reconciliação, os bispos seguem mantendo uma só Conferência Episcopal de Eritréia e Etiópia, que precisamente está tendo sua reunião nestes dias em Roma.

«O testemunho unido que ofereceis, superando todas as divisões políticas e étnicas, desempenha um papel decisivo para reconciliar a provada região na qual viveis», disse o Papa aos bispos.

«Quando há um genuíno compromisso para seguir a Cristo, “o caminho, a verdade e a vida”, as dificuldades e os mal-entendidos, sejam os que forem, podem ser superados», afirmou.

O Papa recomendou a seus irmãos bispos africanos serem «autênticos mestres da fé», dando a entender que «não pode haver paz sem justiça e não pode haver justiça sem perdão».

Na Etiópia, os católicos são uns 465.000 em um país no qual quase a metade de seus habitantes é muçulmana e entre 35 e 40% ortodoxos etíopes.

Em Eritréia, país no qual também os muçulmanos são maioria, seguidos por cristãos coptas, os católicos são 137.000.

O Papa fez também um chamado ao diálogo ecumênico e alentou o nascimento da Universidade Católica da Etiópia.


© Innovative Media, Inc.

A reprodução dos serviços de Zenit requer a permissão expressa do editor.



envie a um amigo comente esta notícia
formato para impressão formato PDF
acima


zenit por email | zenit em rss | presenteie zenit | recomende zenit | apóie zenit

| condições de uso | enviar notícias e comunicados | fale conosco | página principal

© Innovative Media, Inc.