ZP08051107 - 11-05-2008
Permalink: http://www.zenit.org/article-18389?l=portuguese

Só o diálogo salvará o Líbano, adverte Papa


País viveu os confrontos mais violentos desde o final da guerra civil


CIDADE DO VATICANO, domingo, 11 de maio de 2008 (ZENIT.org).- Bento XVI afirmou neste domingo que só o diálogo, a compreensão e a busca de um compromisso razoável poderão salvar o Líbano e suas instituições, mergulhados em uma gravíssima crise.

A crise estourou essa semana que acaba de terminar, depois que o governo decidiu desmantelar a rede de comunicações do Hezbolá, o «Partido de Deus», que tomou o controle da maioria dos bairros muçulmanos da capital entre quinta e sexta-feira, após intensos confrontos com seguidores da maioria parlamentar.

Ao rezar ao meio-dia o Regina Caeli junto a 40.000 peregrinos, o Papa assegurou que seguiu «com profunda preocupação, nos dias passados, a situação no Líbano, onde, ao estancamento da iniciativa política, seguiu em um primeiro momento a violência verbal e depois os confrontos armados, com numerosos mortos e feridos».

Os confrontos, os mais violentos desde o fim da guerra civil libanesa (1975-1990), causaram ao menos 36 mortos e 128 feridos.

«Considero hoje um dever exortar os libaneses a abandonarem toda lógica de contraposição agressiva que causaria em seu país danos irreparáveis», assegurou o Santo Padre.

Segundo o bispo de Roma, «o diálogo, a compreensão mútua e a busca do compromisso razoável são o único caminho que pode restituir ao Líbano suas instituições e à população a segurança necessária para uma vida cotidiana digna e cheia de esperança no amanhã».

Citando João Paulo II, Bento XVI considerou que o Líbano tem a vocação «de ser para o Oriente Médio e para todo o mundo sinal da real possibilidade de pacífica e construtiva convivência entre os homens».

As diferentes comunidades que o compõem, assinalou, são ao mesmo tempo «uma riqueza, uma originalidade e uma tarefa comum de todos seus habitantes».

O Papa pediu aos crentes que implorem do Onipotente «uma abundante efusão do Espírito Santo, o Espírito da unidade e da concórdia, que inspire em todos pensamentos de paz e de reconciliação».


© Innovative Media, Inc.

A reprodução dos serviços de Zenit requer a permissão expressa do editor.



envie a um amigo comente esta notícia
formato para impressão formato PDF
acima


zenit por email | zenit em rss | presenteie zenit | recomende zenit | apóie zenit

| condições de uso | enviar notícias e comunicados | fale conosco | página principal

© Innovative Media, Inc.