ZP08070301 - 03-07-2008
Permalink: http://www.zenit.org/article-18921?l=portuguese

Ano Paulino marca importância do apóstolo hoje, afirma cardeal


Segundo D. Odilo Scherer, Paulo faz reflexões sobre os vários temas centrais da fé cristã


SÃO PAULO, quinta-feira, 3 de julho de 2008 (ZENIT.org).- Bento XVI decidiu dedicar um ano especial a Paulo não só pela importância do apóstolo para o passado da Igreja, mas também para seu presente, afirma o cardeal Odilo Scherer.

Na sequência da abertura do Ano Paulino, domingo passado, na arquidiocese de São Paulo, o arcebispo escreveu uma mensagem aos fiéis em que destaca alguns temas das reflexões do apóstolo.

Segundo Dom Odilo Scherer, Paulo foi, entre os apóstolos, «aquele que por primeiro fez a “tradução” da mensagem do Evangelho para as culturas».

«Ele mesmo reconhece que lhe foi entregue a missão de anunciar o Evangelho aos pagãos, referindo-se aos não-judeus, e o fez de forma ardorosa e incansável, através de suas viagens missionárias, durante as quais deu início a numerosas comunidades cristãs.»

O arcebispo explica também que na pregação de Paulo encontram-se «as bases de um primeiro desenvolvimento daquilo que podemos chamar de Doutrina da fé, na medida em que, partindo dos pressupostos do Evangelho, ele desenvolve reflexões sobre os vários temas centrais da fé cristã».

«Assim, temos um primeiro desenvolvimento da fé cristã em Deus, onde aparece claramente a configuração trinitária de Deus», afirma.

De acordo com Dom Odilo, Paulo «tem clara a noção da unicidade de Deus, mas os desdobramentos da reflexão sobre Cristo, Filho de Deus, e sobre o Espírito Santo são evidentes e de grande riqueza».

«É notável a sua reflexão sobre Jesus Cristo, que toma sua referência sempre no fato da conversão e do chamado a ser apóstolo.»

«A cristologia de Paulo aborda os diversos aspectos da obra salvadora realizada por Jesus Cristo, sobretudo mediante o anúncio do Evangelho, da paixão, morte e ressurreição.»

Segundo o arcebispo, esta cristologia «chega também aos aspectos mais propriamente metafísicos, para falar da pré-existência eterna do Filho no seio da Trindade, antes de sua entrada no mundo, para assumir nossa “carne” humana».

Também se encontra em Paulo «uma reflexão bem estruturada sobre a Igreja de Cristo, sobretudo nas imagens do Corpo de Cristo, Povo de Deus, Plantação e Templo de Deus».

«Para ele, a Igreja não é algo abstrato nem mera estrutura funcional, mas uma realidade viva através da qual Jesus Cristo continua a sua missão salvadora no mundo; ao mesmo tempo, é a comunidade dos discípulos de Jesus Cristo, que testemunha no mundo a existência renovada pela adesão a Jesus Cristo e ao seu Evangelho», afirma o arcebispo.


© Innovative Media, Inc.

A reprodução dos serviços de Zenit requer a permissão expressa do editor.



envie a um amigo comente esta notícia
formato para impressão formato PDF
acima


zenit por email | zenit em rss | presenteie zenit | recomende zenit | apóie zenit

| condições de uso | enviar notícias e comunicados | fale conosco | página principal

© Innovative Media, Inc.