ZP09111806 - 18-11-2009
Permalink: http://www.zenit.org/article-23322?l=portuguese

Igreja em Brasília prepara Congresso Eucarístico


BRASÍLIA, quarta-feira, 18 de novembro de 2009 (ZENIT.org).- No ano em que comemora 50 anos, Brasília sediará o 16º Congresso Eucarístico Nacional (CEN). São dez comissões e centenas de voluntários trabalhando para acolher os milhares de católicos que irão a Brasília para o evento.

O Congresso acontecerá de 13 a 16 de maio de 2010 e vai discutir o tema “Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários”. Está prevista uma extensa programação com dois grandes simpósios, um de bioética e outro teológico, além de várias atividades culturais envolvendo, principalmente a juventude. O cardeal Cláudio Hummes foi nomeado o delegado pontifício para o Congresso.

“Para a Igreja, a realização do Congresso Eucarístico possibilita uma maior vivência da Eucaristia e é fonte inesgotável para a vida cristã, por isso deve haver um empenho para sua melhor realização”, disse o arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz.

A história dos Congressos Eucarísticos começa na França, que realizou, em 1881, o 1º Congresso Eucarístico Internacional, em Lille. Ao todo já foram realizados 48 Congressos Internacionais.

Já os Congressos Nacionais tiveram inicio em Salvador (BA), em 1933. Um dos Congressos mais lembrados é o de Fortaleza (CE), em 1980, que contou com a presença do papa João Paulo II, em sua primeira visita ao Brasil. Em 1991, Natal sediou o Congresso, que também teve a presença do papa.

Mais informações sobre o 16º CEN estão no site: www.cen2010.org.br

(Com CNBB)

| More

© Innovative Media, Inc.

A reprodução dos serviços de Zenit requer a permissão expressa do editor.



envie a um amigo comente esta notícia
formato para impressão formato PDF
acima


zenit por email | zenit em rss | presenteie zenit | recomende zenit | apóie zenit

| condições de uso | enviar notícias e comunicados | fale conosco | página principal

© Innovative Media, Inc.