LISBOA, quarta-feira, 10 de março de 2010 (ZENIT.org).- As celebrações presididas pelo Papa em Portugal serão “grandes manifestações de fé e da vida da Igreja”.
Foi o que afirmou nessa terça-feira, em declarações à agência Ecclesia, o mestre de Celebrações Litúrgicas Pontifícias, monsenhor Guido Marini, que visita Portugal para definir pormenores das celebrações do Papa no país, em maio.
O responsável vaticano indicou que em Fátima se vive um “clima único”, mas que também os espaços de Lisboa e Porto serão especiais.
“Todos têm a característica de serem grandes praças, pelo que serão celebrações com uma participação muito grande”, assinalou.
Monsenhor Marini considera que Fátima tem uma característica “singular”, neste conjunto, porque o Santuário é “muito importante, muito significativo em Portugal e também fora do país”.
Em Fátima, Bento XVI irá presidir à recitação do Rosário. A oração começará em Latim. As respostas serão em outras línguas, “certamente com preponderância do português”.
“Acredito que o momento do Rosário será muito bonito e muito tocante, porque terá lugar junto da Capelinha, onde há um clima único”, disse monsenhor Marini.
Prevista está também, para dia 13 de maio, uma intervenção papal destinada especificamente aos doentes, em Fátima. Além da palavra, o Papa mostrará a sua atenção nos “gestos” e também “no momento muito tocante de bênção eucarística, no final da Missa”.
Após esta celebração, Bento XVI terá um momento de “oração pessoal e silenciosa” junto dos túmulos dos três Videntes, Lúcia, Francisco e Jacinta.
















